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Tenha Mais Criatividade na Fotografia

Mais Criatividade na Fotografia é algo que todos queremos ter, para surpreender quem vê nossas fotos pela primeira vez.

Tenha Mais Criatividade na Fotografia

A lição desta semana aborda o que considero uma das chaves para o processo criativo.

Eu tenho outra lição especificamente sobre criatividade na manga, mas esta semana quero me concentrar neste aspecto muito específico, porque acho que quando falamos sobre criatividade, ela pode ficar bem artística rapidamente.

A criatividade é muito importante.

É COMO fazemos o que fazemos.

Eu sei, você pensou que como fazemos fotografia tem algo a ver com botões, regulagens e outras coisas. É assim que você usa uma câmera.

O modo como você tira fotos é um esforço criativo, não técnico.

Se você quer se tornar um fotógrafo melhor, em algum momento você terá que fazer as pazes com o fato de que a criatividade é o seu verdadeiro bem.

Escritores e pintores também falaram sobre o terror de enfrentar uma tela em branco ou um bloco de papel em branco.

A menos que você deixe a tampa da lente, há uma boa chance de você pelo menos ver algo como um fotógrafo quando colocar a câmera no seu olho.

Mas o desafio permanece: por onde começamos e como entendemos todas as opções incríveis disponíveis para nós?

Você escolhe suas restrições.

Nós já temos limitações e frustrações suficientes e às vezes essas restrições escolhem você, eu sei.

Mas mesmo com elas, a maioria de nós está sempre pronto para tirar uma foto.

E a maioria de nós também tem muitas opções técnicas; mesmo se você tiver apenas duas lentes de zoom – uma lente do kit por exemplo e uma lente mais telefoto – há uma grande variedade de distâncias focais para escolher.

(Veja Também: Vantagens das Lentes Zoom)

(Veja Também: Vantagens das Lentes Prime)

E há a escolha de assuntos e objetos que é quase ilimitada e, além disso, há todas as outras opções quando você aparece para começar a fotografar.

E o segredo é dar a si mesmo menos opções, não mais.

Em outro artigo, falei sobre como fazer Imagens sobre e não apenas Imagens de.

(Veja Também: Faça Imagens Sobre, Não De)

Essa é uma restrição: seu tema.

Depois de saber ou decidir sobre o que trata sua imagem ou corpo de trabalho, você está um passo mais perto.

A seguir, faça algumas escolhas sobre como você fará o trabalho: você se restringirá a cores ou preto e branco, a uma certa distância focal ou ponto de vista, talvez a uma determinada proporção de aspecto ou orientação de quadro?

(Veja Também: Presets Clássicos Jornada da Foto – Preto e Branco)

Escolha um.

E não se preocupe sobre qual escolher.

Vá com seu instinto, sua curiosidade ou lance uma moeda. Você só precisa de um ponto de partida; não precisa ser o ponto de partida certo.

Se você escolher algo aleatoriamente e executá-lo apenas para descobrir que não ficou legal e que existem restrições melhores por aí, você descobrirá logo e então poderá mudar para restrições que parecem estar funcionando melhor.

(Veja Também: Fotos Mais Nítidas, Como Conseguir Toda Vez)

Mas a maioria de nós trabalha melhor com esse ponto de partida claro.

Essa é a primeira razão para escolher restrições.

A segunda é esta: a criatividade é como um músculo.

Precisa de algo contra o qual se opor para funcionar. Precisa de um problema para resolver ou de um desafio para superar.

Muitos de nós estamos nos esforçando tanto para tornar nosso trabalho melhor aprendendo novas técnicas e isso é bom na superfície das coisas, mas o que tornará nossas fotos mais fortes geralmente não é melhorar nosso jogo técnico (embora às vezes seja), mas sim aumentar nossa criatividade

Paul Nicklen é fotógrafo da National Geographic e usa o que chama de regra 20/60/20.

(Veja Também: Fotógrafos Famosos que Você Deveria Conhecer)

Os primeiros 20% de seu esforço são apenas colocar a imagem em foco, expor e abordar questões técnicas.

Os próximos 60% são encontrar maneiras criativas de expressar melhor sua história ou transmitir o humor ou a emoção que ele espera.

Os 20% finais são um curinga. Depois de fazer o trabalho que esperava fazer, ele tenta algo novo, algo em que está fadado a falhar, mas pode produzir resultados surpreendentes.

Velocidades de obturador mais longas, diferentes posicionamentos ou qualquer outra coisa para misturar.

Ele aprende muito fazendo isso. Mas observe que 80% de seu esforço é criativo.

É aí que ele coloca suas energias.

O tipo de restrições que você escolher será diferente daquelas que outro pode escolher de imagem para imagem e projeto para projeto.

Eu me imponho uma nova restrição cada vez que faço uma viagem ou trabalho.

Às vezes, é simplesmente usar uma lente que não uso há algum tempo.

Às vezes, é para focar em um tipo específico de elemento em minhas imagens, como sombras ou luz de fundo.

Às vezes é para aprender algo novo.

Quando fui para o Japão, queria testar de fazer fotografia de rua, passava horas andando nas ruas e fotografando.

Essa restrição me empurrou para criar um novo trabalho (acima) que eu estava muito animado na época e ainda amo.

E cada vez que são essas restrições que ou impulsionam meu trabalho e o tornam mais interessante, ou eu falho rapidamente e encontro melhores restrições e então são essas que conduzem meu trabalho e o tornam mais interessante.

No final das contas, eles me fazem experimentar coisas novas e me forçam a pensar diferente e é assim que obtemos fotos mais fortes – pensando.

São os nossos pensamentos que orientam as nossas decisões, mesmo quando chamamos isso de nosso coração ou intestino.

Não importa como você o chame, só importa que você dê a ele a melhor chance de trabalhar a seu favor.

As restrições nunca me falharam como estratégia criativa comprovada para surgir com novas ideias, aprender novas maneiras de trabalhar, ganhar impulso em um projeto ou criar um trabalho mais forte.

Exercício Criativo

Saia e fotografe, mas se restrinja.

Uma distância focal, talvez.

Ou apenas o seu celular e apenas preto e branco.

Fotografe apenas cães ou reflexos ou a cor amarela.

Não consegue escolher uma boa restrição?

Tire uma foto de algo que o intriga.

Agora encontre algo nessa única imagem para sugerir sua restrição.

Foi a luz?

(Veja Também: Aprenda a Ver a Luz na Fotografia)

Vá encontrar mais luz assim.

Foi um ponto de vista específico?

Fotografe apenas desse ângulo.

Apenas force-se a começar de algum lugar e veja se consegue criar de 6 a 12 fotografias apenas para brincar com a ideia (e se sentir confortável) de usar restrições.

Todo o meu trabalho agora incorpora algum tipo de restrição, seja de distância focal, temas, assuntos, e eu vi um grande salto de qualidade nas minhas fotos.

Sobre Jornada da Foto

jornada da foto
Meu nome é Felipe Kalil e sou criador do Jornada da Foto! Sou apaixonado por fotografia e viagens desde pequeno.
 
Comprei minha primeira DSLR mais de 10 anos atrás e nunca mais parei, tendo visitado mais de 30 países, sempre fotografando o que eles tem de melhor.
 
Estou aqui para compartilhar com você todo o conhecimento que adquiri ao longo de todos esses anos, bora lá!

Muito material gratuito de fotografia!

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