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Os 3 pilares da fotografia

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Deixa eu te perguntar uma coisa. Tu sabe dizer o que essas fotos tem em comum?

Ou essas aqui, sabe qual a semelhança delas?

E talvez essas aqui, comenta aqui em baixo e me diz.

Cada grupo de foto tem a mesma regulagem dos 3 pilares da fotografia, e agora eu vou te mostrar quais são esses pilares, o que eles impactam nas tuas fotos, como você pode regular eles e ainda um bônus de como você pode ser mais criativo usando esses 3 pilares.

Fica comigo até o final que esse artigo tá demais, então, bora lá!

História

A fotografia como conhecemos hoje, começou em 1839, quase 200 anos atrás, mas ficou popular quando um senhor chamado George Eastman criou o filme em rolo, 1888, e ah, o nome da sua empresa era Kodak. Desde aquela época, o mercado da fotografia tem evoluído constantemente, até chegar nos dias de hoje, com câmeras de última tecnologia com infinitos megapixels e muitos pontos de foco, mas os três pilares da fotografia são os mesmos desde 1839, eles permanecem inalterados desde aquela época.

Quais são

E tu já deve estar ansioso querendo saber quais são esses três benditos pilares, e eles se chamam Abertura do Diafragma, Velocidade do Obturador e ISO. Essencialmente, eles trabalham juntos para produzir uma foto que seja devidamente exposta. Se um desses pilares muda, pelo menos um dos outros também deve mudar para manter a exposição correta.

Pare!

Antes de te explicar como funciona cada pilar, eu preciso te falar sobre o que é uma parada de luz. Entender o que é uma parada é a chave para entender o como os três pilares funcionam. Na fotografia, uma parada se refere à aumentar ou diminuir a quantidade de luz que compõe uma exposição. Cada foto que tiramos requer uma certa quantidade de luz para ser exposta corretamente. Adicionar um ponto de parada de luz vai iluminar uma imagem escura. Por outro lado, diminuir a exposição em um ponto escurecerá uma imagem clara.

Então, como você adiciona ou remove uma parada de luz? Para fazer isso, precisamos alterar a abertura, velocidade do obturador e / ou ISO. Vejamos cada um deles individualmente.

O que eles fazem

Abertura do Diafragma

A abertura do diafragma é a abertura da lente e, quanto maior for, mais luz o sensor da câmera irá capturar, aumentando assim a exposição. Por outro lado, quanto mais estreita for a abertura, menos brilhante será a imagem, reduzindo assim a exposição.

A profundidade de campo é outro efeito da abertura do diafragma. Quanto maior a abertura, menor será a área focada, enquanto usando aberturas estreitas, você terá uma área maior em foco. Isso também deve ser levado em consideração ao ajustar o triângulo de exposição.

Eu já fiz um vídeo falando tudo o que tu precisa saber para dominar a abertura do diafragma, então dá uma olhada no canal.

Velocidade do Obturador

A velocidade do obturador está relacionada ao tempo que o obturador da câmera fica aberto e expondo o sensor à luz, tornando-a uma configuração que afeta diretamente a exposição.

Quanto maior a velocidade do obturador, mais luz o sensor da câmera irá capturar e mais longa será a exposição final. Por outro lado, quanto menor a velocidade do obturador, menos luz atingirá o sensor, portanto a imagem final será menos exposta.

O movimento é outro efeito da velocidade do obturador que deve ser levado em consideração ao equilibrar o triângulo de exposição. Se você usar uma velocidade de obturador rápida, você pode congelar assuntos em movimento, enquanto, ao usar exposições longas, você pode fotografar estrelas, cachoeiras e rios com o efeito seda. Eu também já falei tudo o que tu precisa saber para dominar a velocidade do obturador em outro vídeo do canal, dá uma pesquisada.

ISO

ISO é o terceiro pilar da fotografia e também desempenha um papel fundamental na exposição.

Em termos simples, ISO é a amplificação da luz capturada pela câmera. As câmeras digitais capturam a luz naturalmente através da abertura da lente e o tempo em que o obturador está aberto. O que ISO faz é “artificialmente” tornar a imagem mais brilhante.

A desvantagem de aumentar o ISO muito além dos limites da câmera é a geração de ruído em suas fotografias, o que reduzirá a qualidade geral da imagem. Este efeito deve ser levado em consideração ao equilibrar o triângulo de exposição. E igual ao outros 2 pilares, eu tenho um vídeo inteiro falando sobre ISO, de forma detalhada no canal.

Como você pode regular esses pilares

Para qualquer fotografia, há apenas uma exposição matematicamente correta. No entanto, existem centenas de combinações de abertura, velocidade do obturador e ISO que podem ser usadas para criar essa exposição. A combinação que escolhemos depende de qual é a nossa visão artística para aquela imagem. Por enquanto, vamos apenas ver como as três variáveis no triângulo de exposição funcionam juntas. Em seguida, vamos falar sobre como podemos usar e abertura do diafragma, a velocidade do obturador e o ISO artisticamente.

Para qualquer exposição, se uma das três variáveis mudar, você deve ajustar uma (ou ambas) das outras na direção oposta. Por exemplo, se você decidiu diminuir a velocidade do obturador em dois pontos, precisará aumentar a abertura do diafragma ou ISO em dois pontos. Outra maneira de chegar na mesma exposição é alterar a abertura em 1 ponto e o ISO em 1 ponto.

Como outro exemplo, digamos que você aumentou seu ISO em quatro pontos. Então, você precisaria de uma redução equivalente de quatro pontos na abertura ou na velocidade do obturador (ou uma combinação dos dois).

Então, vamos juntar tudo usando uma analogia. Em vez de luz, vamos falar de chuva. Especificamente, encher baldes com água da chuva. A exposição será a quantidade total de água coletada. Digamos que nossa “exposição” seja de um litro d’água.

Nesta analogia, ‘velocidade do obturador’ é o período de tempo que deixamos o balde do lado de fora na chuva para encher. O quão forte está chovendo é a nossa “abertura”. Um aguaceiro seria uma grande abertura (grande abertura, pequeno número f-stop), enquanto uma chuva leve seria equivalente a uma pequena abertura (pequena abertura, grande valor f-stop).

Finalmente, a largura do balde representa ‘ISO’. Agora, todos os nossos baldes têm que medir um um litro para coletar a ‘exposição’ correta. No entanto, um balde muito raso e largo (pense muito sensível, ISO alto) vai encher muito mais rápido do que um balde alto e estreito (ISO baixo).

Existem muitos cenários que irão coletar nossa “exposição” de um litro. Para tornar as coisas um pouco mais fáceis, vamos consertar uma variável e deixar as outras duas mudarem. Vamos começar corrigindo o ISO. Se tivermos dois baldes com o mesmo formato, poderíamos colocar um em uma chuva torrencial por um curto período de tempo para coletar um galão. Ou podemos colocar o outro para fora por um longo tempo durante uma leve chuva para coletar o mesmo litro de água. No entanto, se colocarmos o balde fora por muito tempo em um aguaceiro, vamos expor nossa imagem em excesso. Água estaria derramando no chão! Por outro lado, colocar o balde em uma leve chuva por um curto período de tempo não encheria o balde. Nosso balde fotográfico estaria escuro.

Aqui está outro cenário. Desta vez, vamos supor que haja uma chuva constante. Se tivermos um balde largo, não precisaremos deixá-lo fora por muito tempo para coletar um litro de chuva. No entanto, se colocarmos um balde alto e estreito de um galão na mesma chuva, levará muito mais tempo para encher o balde.

Por último, vamos fixar o momento em que deixamos os baldes do lado de fora. Para coletar um litro de água, poderíamos colocar o balde largo e raso sob uma chuva leve. Ou podemos colocar o balde alto e estreito em uma chuva torrencial ao mesmo tempo para coletar exatamente um galão de água da chuva.

Como você pode ver, existem muitas combinações de ‘velocidade do obturador’, ‘abertura’ e ‘ISO’ que geram um litro de ‘exposição’. Uma combinação é melhor do que a outra? Bem, isso depende de como você deseja que sua fotografia fique. O que é importante é entender que se você aumentar ou diminuir um dos pilares da fotografia por um número de pontos, você deve compensar isso diminuindo ou aumentando uma das outras por um número igual de paradas.

Elevando o nível da sua fotografia (trabalhando criativamente)

E depois que você aprendeu como cada pilar funciona, está na hora de você colocar ele em prática de uma forma criativa. Clique aqui.

Sobre Jornada da Foto

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Meu nome é Felipe Kalil e sou criador do Jornada da Foto! Sou apaixonado por fotografia e viagens desde pequeno.
 
Comprei minha primeira DSLR mais de 10 anos atrás e nunca mais parei, tendo visitado mais de 30 países, sempre fotografando o que eles tem de melhor.
 
Estou aqui para compartilhar com você todo o conhecimento que adquiri ao longo de todos esses anos, bora lá!

Muito material gratuito de fotografia!

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