Hoje vou te mostrar como aprender a ver a luz na fotografia.
Vários anos atrás, decidi que passaria um ano inteiro aprendendo sobre a luz.
Eu li o que pude, comecei a fazer experimentos e destrinchei a ideia de luz da melhor maneira que pude.
No final daquele ano, percebi que havia apenas arranhado a superfície.
Eu ainda estou aprendendo.
Luz e tempo são as nossas matérias-primas mais fundamentais.
A luz é especialmente interessante para o fotógrafo porque tem muitas caras e pode ser usada e controlada de muitas maneiras.
(Veja Também: Qual a Melhor Luz para Fotografar?)
(Veja Também: Luz na Fotografia, O Guia Definitivo)
Mas o tempo (pelo menos como o experimentamos) é linear e tem menos maneiras de controlá-lo criativamente.
Temos luzes artificiais para criar e modificar a luz; não temos essa ferramenta com o tempo.
Aquele ano aprendendo a ver a luz acabou se dividindo em dois. Gastei metade dos meus esforços aprendendo a ver a luz da melhor forma que o olho humano pode sentir – a qualidade e a direcionalidade dela – e metade dos meus esforços aprendendo a ver a luz como a câmera a vê.
Os dois costumam ser bem diferentes e, se pudermos aprender a compreender os dois (principalmente a maneira como a câmera vê a luz), estaremos muito mais perto de dominar nossa arte.
Este é um tópico enorme.
Não posso resumir as lições daquele ano, nem dos anos desde então.
Mas posso sugerir que você comece por aqui.
A luz suave aqui permite que as cores permaneçam vibrantes e permite que a cena se desenrole sem as distrações das sombras.
Abra Seus Olhos para a Luz na Fotografia
Quando se trata de luz, você realmente não precisa de um livro para entendê-la em relação à fotografia: você precisa abrir os olhos.
Não há segredo para definir a luz; está tudo visível.
Se puder ser visto, pode ser gravado com a câmera.
(Veja Também: Como Conseguir Uma Exposição Perfeita)
E isso pode ser observado e aprendido.
Um dos exercícios mais úteis que pedi aos alunos para fazer: colocar uma mão na frente do seu rosto sob uma luz diferente, em dias nublados, em dias ensolarados e em diferentes horas do dia.
Agora gire todo o seu corpo 360 graus e observe sua mão.
Observe enquanto a luz se move em torno de sua mão; observe onde as sombras caem.
Quão duras são essas sombras, quão fortes ou suaves?
Em que ponto a palma da sua mão está quase totalmente em sua própria sombra, apenas com a luz nas bordas?
Você vê aquele lampejo de luz?
Este é o começo de prestar atenção à luz para alguns de vocês.
Em um ano, você deve estar tão sintonizado com a luz que, quando está dirigindo ou andando na rua, pensa: “Olhe para aquela luz!”
Reserve um minuto várias vezes ao dia e pergunte-se o seguinte:
O que a luz está fazendo?
De onde isto está vindo?
É alto ou baixo, ao lado ou atrás?
Está refletindo em algo?
Segure uma folha ao sol; como as cores mudam quando a luz está brilhando na folha e então quando o sol está brilhando através da folha?
Observe, observe, observe.
Nessa foto, a luz me atraiu.
A forma que ela tomava e o contraste que ela gerava me fizeram esperar até passar uma pessoa naquele exato momento e eu tirar a foto com a luz que me chamava a atenção.
Inventário Luminoso
Além de observar a luz e o que ela está fazendo, acrescente esta nova questão aos seus estudos:
O que a luz está me dando?
Ela muda a cor de uma cena?
Cria sombras longas que podem ser usadas como elementos de composição?
E os reflexos?
Outra maneira de fazer essa pergunta é:
Como posso usar essa luz?
Descreva-o.
É suave?
É dramático?
Falamos muito sobre grande luz e às vezes sobre luz ruim, mas esse tipo de conversa mostra falta de criatividade e imaginação.
Há um lado positivo em todos os diferentes tipos de luz.
Pode não corresponder à sua visão, mas você pode usá-lo.
Essa foto em Quioto, por exemplo.
Tive que aguardar até perto do meio dia (que é considerado a pior luz para se fotografar) para consegue tirar essa foto com os bambus e a carruagem iluminados.
Esqueça a boa luz.
Esqueça a luz ruim.
Você pode fazer melhor do que isso.
Descreva a luz.
O que isso está trazendo para a mesa?
Humor?
Que tipo de humor?
Qual cor?
Drama?
Como assim?
Talvez aquele sol forte do meio-dia esteja criando cores contrastadas e grosseiras.
Este é um ótimo momento para considerar a criação de imagens preto e branco e focar nessas grandes sombras e aproveitar o poder de um grande alcance dinâmico para sua câmera.
Nessa foto o sol já estava alto e forte, mas olha o efeito que ele produziu através das persianas dessa loja, criando um padrão de luz diferente no rosto do artesão, e também ajudou à trazer a textura da foto, principalmente no rosto e roupas.
Não Vemos Como a Câmera Vê
Fala-se muito hoje em dia sobre alcance dinâmico e como as câmeras evoluíram.
Parte dela é focada em sensores digitais que podem capturar uma gama mais ampla de luz, desde a sombra mais escura até o realce mais brilhante.
E parte dela está focada em soluções de software para recuperar essa ampla gama.
(Veja Também: 10 Razões Para Usar o Lightroom)
Os sensores digitais agora são incapazes de capturar toda a gama de luz visível.
Portanto, o que vemos – e como nosso cérebro interpreta o que vemos – nem sempre é o que a câmera vê.
Esta é sua próxima tarefa.
Em um dia nublado, não será um grande desafio.
Mas o que você faz quando o sol surge em um raio e atinge aquela árvore no horizonte?
Como você se expõe para isso?
Este não é o desafio técnico que muitas vezes parece ser: é um desafio criativo melhor respondido perguntando: “De que forma a câmera vê essa cena?”
Responder a essa pergunta é fácil.
Faça várias exposições da cena.
Faça um que exponha para as sombras, permitindo que você veja as sombras e explodindo os realces.
Faça uma foto no meio termo.
Em seguida, faça um que permita que as sombras fiquem escuras, até pretas, mas exponha os pontos mais brilhantes, sem perder nenhum detalhe nessas áreas.
Esta é a restrição da fotografia digital.
Sim, você pode misturar essas camadas no Photoshop, mas esqueça isso por um momento. Veja esta restrição para a possibilidade criativa que é.
A câmera pode ver essa cena de várias maneiras; alguma dessas maneiras parece certa para você?
Veja essa foto, onde tirei ela contra o sol.
Nota que eu até poderia deixar as sombras mais claras, expondo mais das árvores e das pessoas no lago.
Mas fiz uma escolha criativa e deixei tudo quase como uma silhueta, porque aqueles detalhes que ficaram escuros não eram importantes para a foto final, na minha visão.
A Cor é Uma Função da Luz na Fotografia
Luz e cor estão necessariamente relacionadas: sem luz, sem cor.
É assim que as coisas funcionam.
E conforme a luz muda, também muda a cor.
Nota que na mesma foto, com a mesma árvore, temos 2 cores diferentes.
O lado que está batendo a luz, deixa as cerejeiras com uma cor mais branca, e o outro lado que está na sombra, tem um pouco de rosa.
Veja essas 2 fotos aonde uma foi fotografada ao por do sol, com aquela luz dourada banhando o campo, e a outra foi tirada ao longo do dia.
Exercício Criativo para Ver a Luz na Fotografia
O que não quero fazer é falar sobre a luz; não é assim que aprendemos.
Quero encorajá-lo (imploro!) A iniciar o estudo da luz, pois é assim que você dará os próximos passos lentos e duradouros em sua arte.
Agora, onde quer que esteja, faça o exercício que descrevi acima: coloque a mão na frente do rosto (não muito perto!).
O que a luz está fazendo?
Onde ele cai?
Que cor é essa?
Onde estão as sombras?
Eles são difíceis?
Agora vire sua mão, mova-a e observe como a luz se move.
Vá para fora, faça a mesma coisa.
Abaixe a mão e olhe ao seu redor.
Quais são os efeitos da luz para onde quer que você olhe?
Como a câmera veria essa cena?
Como você pode expor isso?
Você exporia para os destaques e deixaria as sombras escurecerem, escondendo coisas e criando mistério?
Você fotografaria na luz e brincaria com o reflexo da lente?
Você ia expor para as sombras e ia criar uma imagem realmente luminosa com realces estourados?
Você usaria o dia cinza suave para fazer alguns retratos suaves?
Observe, brinque, repita.
Então, se você ainda estiver com fome, tire um livro de fotos da prateleira, escolha suas favoritas e estude a luz em cada imagem, fazendo as mesmas perguntas acima.