Assunto, assunto, assunto
O isolamento do assunto na fotografia é algo que eu absolutamente procuro quando ensino fotografia para pessoas. Acredito que seja a base para as imagens mais fortes.
Como regra geral, as melhores imagens são imediatamente compreensíveis. Quando você olha para uma imagem, você apenas “entende” imediatamente. Você sabe do que se trata. Seus olhos ficam confortáveis olhando a cena. Você não está confuso sobre o que olhar.
Quando o assunto prevalece, isso dá à imagem algum espaço para respirar e permite que a história seja contada de forma mais eficaz.
Levando os olhos do espectador
Normalmente, imagens eficazes têm pelo menos um tema principal forte. Um foco central. Algo em que as pessoas não precisem perguntar ao fotógrafo do que se trata a imagem, porque ela é imediata e universalmente compreensível. É obvio.
Opcionalmente, algumas imagens também têm assuntos secundários ou mesmo terciários em uma cena – elementos que aprimoram a ideia geral da imagem. É mais difícil de executar bem, pois quanto mais assuntos houver, maior será a chance de o caos e as interpretações variadas correrem mal.
O isolamento do assunto na fotografia realmente se resume à ideia de simplificar o que está acontecendo na cena e atrair os olhos do espectador.
Quando alguém vê sua imagem, para onde você quer que ele olhe? Como você quer que eles “consumam” sua imagem? O que eles devem olhar primeiro? Segundo? Terceiro? Como esse pedido ajuda a transmitir a mensagem que você está tentando dizer?
A ideia é poder responder a essas perguntas na hora de capturar a imagem. A maioria das pessoas faz isso inconscientemente, mas quanto mais você pensa nisso, melhores suas chances de se destacar nas imagens de todos os outros.
Isolamento de assunto na prática
Existem muitas técnicas diferentes que você pode usar para ajudar a isolar o assunto quando estiver em campo. Aqui estão meus favoritos:
Pontos fortes de composição
Usar metades também funciona bem
Usando pontos de composição fortes
Os clássicos são clássicos por uma razão – colocar o assunto nos terços da imagem, em vez de ficar para o lado ou em algum ponto aleatório da cena, atrai melhor os olhos.
Isso tem a ver com equilíbrio visual – a ideia de que há uma hierarquia ponderada em sua cena. Quando assuntos importantes são colocados em locais de contra-equilíbrio, os olhos descansam naturalmente e as coisas parecem equilibradas, como deveriam.
Claro, conforme suas habilidades fotográficas progridem, você pode quebrar essas regras. No entanto, compor deliberadamente uma cena para tensão, dinamismo ou desequilíbrio é um caso de uso bastante específico e você deve praticar muito para acertar, caso contrário, você acaba parecendo um newb.
VOLTAR PARA O MEIO
Se tudo mais falhar e você não conseguir descobrir uma boa composição que funcione bem com sua cena, basta colocar o assunto no meio.
O meio nunca falha.
Preencher o quadro
A proeminência sugere importância.
Quanto maiores são os elementos em sua cena, normalmente mais importantes eles são para aquela cena. Portanto, aumentar o assunto torna mais fácil para o visualizador entender do que trata a imagem.
Esta técnica de isolamento de objeto é realmente útil para capturar pessoas e retratos. Quanto maior o objeto do seu retrato, mais seus olhos são levados a focar na pessoa, ao invés do contexto em que ela está. O inverso também é verdadeiro; tornar a pessoa menor na cena e trazer mais fundo oferece ao visualizador mais contexto sobre onde a imagem está.
Controle o fundo
Esta ideia de isolamento do assunto na fotografia só pode ser eficaz se você controlar o inverso do assunto também – o fundo ou a configuração em que o assunto principal vive.
O pano de fundo é importante. Muitas vezes, dá contexto, ambiente e atmosfera a uma imagem. Normalmente, sem um bom histórico, você perde a oportunidade de enriquecer o objetivo do assunto principal.
Ao compor uma cena e avaliar seu plano de fundo, considero duas coisas: um senso de lugar e separação de sujeitos.
UM SENTIDO DE LUGAR
Algumas perguntas para se fazer:
O pano de fundo fornece uma história mais rica para o assunto?
Existe um contexto que auxilia a cena geral?
O fundo causa distração?
O assunto faz sentido sem esse fundo?
O cenário também conta sua própria história?
SEPARAÇÃO DE ASSUNTO
Na verdade, trata-se de contraste visual. Algumas perguntas:
O assunto se distingue do fundo?
Isso é suficiente?
O fundo ajuda os olhos a serem imediatamente atraídos para o assunto?
Use contraste
Não estou falando apenas sobre luz e escuridão aqui (embora isso também seja ótimo). Quero dizer contraste no sentido literal da palavra – a ideia de identificação e comparação claras entre dois elementos.
CONTRASTE DE COR
Se sua cena tem a sorte de incorporar cores contrastantes, ótimo! Use-o.
Procure contrastes de cores onde as cores podem ser complementares ou harmoniosas umas com as outras. Procure contrastes de cores onde uma determinada cor se destaca do resto da cena. Procure contrastes de cores onde as cores normais não fazem sentido em seu ambiente.
CONTRASTE TONAL
Estou sempre em busca de boa luz, especialmente em relação a como essa luz causa sombra. Claridade e escuridão. Contrastes tonais.
O tom de uma imagem pode ajudar a moldar o isolamento do assunto. Quando as sombras são projetadas, as formas que elas fornecem moldam literalmente o objeto.
Treine seu olho para ver a qualidade de luz e sombra em sua cena – este é o pão com manteiga para desenvolver uma excelente visão como fotógrafo.
Profundidade superficial de campo
Bokeh e profundidade de campo rasa são o isolamento do sujeito na fotografia em seu aspecto mais tangível fisicamente.
Pessoas (como eu) gastam literalmente milhares de dólares em lentes que proporcionam uma profundidade de campo mais rasa. Essas lentes e suas aberturas mais rápidas permitem que você isole objetos em meio ao desfoque – rostos, olhos, pessoas, plantas, árvores, cachorros, o que for.
Uma profundidade de campo rasa desfoca todo o resto, de modo que a única coisa que resta para focar para o observador é o assunto que o fotógrafo pretendia isolar.
Claro, você não precisa gastar dinheiro com uma lente nova; aquela profundidade de campo rasa pode ser obtida com a maioria das lentes, desde que você chegue perto o suficiente do assunto.
Assunto, assunto, assunto
Lembre-se, uma imagem forte é (na maioria das vezes) aquela que é imediatamente compreensível.
Não há nada para entender, porque é óbvio o que está ali na imagem.
Você pode conseguir isso empregando as técnicas acima enquanto está atirando e, com prática suficiente, todas essas técnicas se tornarão uma segunda natureza para você – depois de ter pensado tanto nisso, torna-se habitual e as pessoas começarão a ver cada uma de suas imagens como peças atenciosas com um pouco mais de profundidade do que as de qualquer outra pessoa.
Isso é o quão importante o isolamento do assunto na fotografia pode ser.
Boa sorte.