Alcançar o equilíbrio na fotografia é uma daquelas coisas que é fácil de aprender, mas difícil de dominar.
É também uma daquelas coisas que faz uma grande diferença em suas imagens, e você pode começar a fazer pequenas alterações imediatamente.
Equilibrar suas imagens realmente ajuda na “primeira impressão” ou na “compreensão inicial” de uma imagem.
Ele responde a algumas perguntas importantes: O seu visualizador entende do que trata a sua imagem imediatamente?
Ou há um nível de decodificação que precisa ocorrer?
Quão acessível é a sua imagem e quão acessível você quer que ela seja?
Quer você decida que sua imagem é equilibrada e inicialmente agradável aos olhos, ou que ela é desequilibrada e cria uma tensão que precisa ser resolvida pelo visualizador, uma boa maneira de começar a fazer escolhas intencionais sobre o equilíbrio é considerá-la de três maneiras : Equilíbrio posicional, equilíbrio de cores e equilíbrio tonal.
Equilíbrio Posicional na Fotografia
Este é provavelmente o mais acessível e compreensível de todos.
É também o que faz a maior diferença em suas composições.
O equilíbrio posicional se refere a como seus objetos são dispostos em sua cena.
Quando fazemos imagens, estamos fazendo escolhas intencionais sobre onde nossos objetos e assuntos estão no espaço e que prioridade eles assumem em seu contexto.
Isso fornece ao visualizador uma hierarquia visual do que é importante em sua imagem.
Existem muitos métodos de equilíbrio posicional em fotografia.
Alguns envolvem colocar assuntos ou objetos em grades imaginárias (a regra dos terços), alguns em linhas curvas imaginárias (a proporção áurea).
Alguns usam “linhas” ambientais para guiar os olhos do observador de uma maneira particular, e alguns usam objetos concorrentes justapostos uns contra os outros.
Embora haja uma tonelada de maneiras diferentes de fazer isso – e a experiência que você ganha na fotografia, quanto mais técnicas você aprender – o poder do equilíbrio posicional é um dos maiores diferenciadores entre fotografia “boa” e “ruim”.
Aqui estão algumas coisas para manter em mente:
Regra dos Terços
Você provavelmente já ouviu falar da “regra dos terços”.
É um hack de visualização que divide sua imagem em 9 seções imaginárias usando 4 linhas, como um jogo da velha.
Colocar assuntos e objetos nessas linhas torna este um ótimo hack de composição que oferece um método fácil para equilibrar ou desequilibrar sua imagem (através da harmonia ou da tensão).
(Veja Também: Regra dos Terços na Fotografia)
Simetria
Visualmente, os layouts simétricos são imediatamente compreensíveis e, portanto, muito agradáveis à vista.
O cérebro não precisa fazer muito trabalho para descobrir o que está acontecendo em uma cena simétrica porque o peso visual é uniforme.
Esses tipos de imagens têm um equilíbrio natural e, embora você raramente encontre uma cena perfeitamente simétrica na vida real, as imagens de reflexos e composições meio / meio são uma maneira fácil de abordar a simetria na fotografia.
(Veja Também: A Arte da Composição na Fotografia)
Assimetria
Posicionar assuntos ou objetos de forma assimétrica cria tensão em uma imagem.
O cérebro leva uma fração a mais para entender uma imagem assimétrica, mesmo que seja relativamente simples.
Imagens assimétricas geralmente incorporam assuntos e objetos em pontos fora do centro, longe do meio do quadro, e às vezes podem fazer com que uma imagem pareça mais “dinâmica” porque técnicas como espaço negativo ou linhas principais podem sugerir uma narrativa particular para o observador .
Esses tipos de imagens podem parecer mais interessantes depois de serem compreendidos pelo visualizador, pois o visualizador teria passado por algum nível de decodificação da sugestão ou significado dentro da imagem, e aquele momento “ahh!” seria em si sua “recompensa”.
Isso ocorre na mente do espectador, de forma consciente ou subconsciente, mas, em última análise, todos nós passamos por algum nível de decodificação ao ver uma imagem assimétrica.
Justaposição de Objetos
Este é um pouco mais tático do que os 2 últimos conceitos abstratos.
Colocar objetos complementares ou opostos em sua imagem pode fornecer um equilíbrio para a composição geral, mesmo de forma simétrica ou assimétrica.
Uma maneira fácil de pensar sobre isso é o conceito de “peso visual oposto” – de um objeto em relação a outro.
Vemos isso o tempo todo na fotografia de rua: uma pequena silhueta de um homem caminhando contra uma parede, sua grande sombra projetada atrás dele.
Uma pequena figura de uma pessoa olhando para um prédio alto.
A silhueta esguia de uma pessoa atravessando a rua, um engarrafamento de faróis dos carros maiores atrás deles.
Na fotografia de paisagem também: uma pessoa minúscula em uma paisagem enorme.
Um carro pequeno contra uma grande estrada.
Um pequeno detalhe de primeiro plano em uma praia vs a enorme montanha atrás dele.
Esse peso visual oposto e seu contraste resultante (no sentido literal, não no sentido tonal), cria um desequilíbrio que resulta em tensão e interesse.
(Veja Também: Como Aprimorar Seu Olhar Fotográfico)
Equilíbrio de Cores na Fotografia
A cor também tem equilíbrio.
Quais cores você decidir mostrar na sua imagem tem um grande efeito sobre se a imagem parece ou não harmoniosa.
Existem alguns métodos para criar uma paleta de cores harmoniosa em sua imagem, mas os três mais comuns são: Complementar, Análogo e Monocromático, e cada um tem seus próprios benefícios.
Complementar
Isso é mais fácil de entender se você simplesmente pular para a página Explorar no Instagram por alguns minutos e começar a ver todas as imagens laranja e azul esverdeado em todos os lugares.
Orange & Teal é um ótimo exemplo de duas cores que se complementam. Há uma harmonia entre os dois, já que eles estão localizados em extremidades opostas da roda de cores, e nossos olhos ficam imediatamente confortáveis com essa combinação de cores.
Tente procurar cores complementares no campo, pois geralmente contribuem para uma imagem agradável.
Alguns outros combos complementares que devemos saber são: Azul e Amarelo e Verde e Vermelho.
Análogo
Isso é mais fácil de entender se você já viu um nascer ou pôr do sol explosivo.
O céu fica rosa e roxo, com rajadas de laranja e amarelos.
Todas essas cores estão próximas umas das outras na roda de cores e fornecem provavelmente a paleta de cores mais imediatamente compreensível.
Neste exemplo, é imediatamente compreensível que uma imagem como um nascer do sol ou um pôr do sol seja uma imagem “quente” e, por causa disso, sentimos uma harmonia ao ver tal imagem.
Outros exemplos na natureza podem ser os tons de verde, amarelo, laranja e vermelho de um vulcão e seus arredores exuberantes.
Ou a combinação de azul, verde-azulado e verde do oceano.
(Veja Também: Como Fazer Fotos Únicas)
Monocromático
Uma imagem monocromática é simplesmente aquela que contém um único valor ou um conjunto de sombras da mesma tonalidade.
Normalmente, isso tem o efeito de chamar a atenção dos espectadores para os objetos na própria composição e desvirtuar o que a cor realmente é – é o caso das fotografias em preto e branco por exemplo.
O efeito inverso também é útil, se você estiver incluindo um objeto forte, remover as cores ao redor pode ser uma ótima técnica para chamar ainda mais atenção para o assunto em questão, criando um desequilíbrio positivo com um propósito criativo.
Equilíbrio Tonal na Fotografia
O terceiro conceito para ajudá-lo a entender o equilíbrio na fotografia é o equilíbrio tonal. Referindo-se especificamente ao brilho (e escuridão) e luminosidade de uma imagem.
Ter porções claras e porções escuras de sua imagem ajuda a dar forma e profundidade à sua imagem, acentuando (ou removendo) o contraste entre objetos e assuntos.
Esse contraste pode ajudar a criar desequilíbrios em sua imagem que ajudam a definir os elementos em sua cena.
Mas é claro, há muito mais
Mas com estes três conceitos: Equilíbrio posicional, Equilíbrio de cores e Equilíbrio tonal, você pode ir muito longe com sua fotografia e vai descobrir com o tempo que começa a preferir algumas técnicas de equilíbrio a outras, e é aí que você começa a desenvolver um “estilo ” como fotógrafo.