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Qual o impacto das cores na fotografia

Em um nível técnico, a cor pode ser complicada; basta ver nosso artigo recente sobre sRGB vs Adobe RGB vs ProPhoto RGB. Mas, em um nível artístico, é uma das partes mais importantes de uma imagem, impactando emoções e interesses ao contrário de quase qualquer outro elemento da fotografia. Este artigo apresenta os conceitos de cores e relações de cores, incluindo como usá-los para tirar as melhores fotos possíveis.

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Cores Quentes vs Frias

Os dois grandes tipos de cores são quentes e frias. As cores quentes incluem vermelho, laranja e amarelo, enquanto as cores frias incluem verde, azul e violeta. As duas categorias de cores têm seus próprios humores e ajuda se perguntar quais você está fotografando em um determinado momento, se quiser otimizar a aparência de suas fotos.

As cores quentes são mais ativas e carregadas de emoção. Eles saltam no visualizador, atraindo a atenção e o interesse. Em geral, as cores quentes são mais raras do que as cores frias, portanto, uma imagem que tenha até mesmo um pequeno toque de calor pode se destacar. Esta é uma das razões pelas quais as fotos ao pôr-do-sol e ao nascer do sol, bem como as cores do outono, são tão populares.

As cores frias, por outro lado, são mais suaves e suaves. Eles desaparecem no fundo, especialmente se uma cor quente aparecer no mesmo local. Em geral, eles não atraem o mesmo grau de atenção que uma cor quente, embora isso certamente não seja uma coisa ruim. Cores quentes podem ser avassaladoras; cores frias têm maior probabilidade de parecer suaves e calmas. Grande parte da natureza é feita de cores frias, embora o pôr do sol e o nascer do sol possam tornar dourada até mesmo uma paisagem azul.

Abaixo, vou cobrir cada uma das seis cores principais – vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e violeta – bem como as emoções que geralmente estão associadas a cada uma. Lembre-se de que a emoção é uma parte difícil de definir na fotografia, e você pode tirar fotos que não tenham as seguintes emoções simplesmente alterando sua escolha de assunto ou composição. Mas os seguintes efeitos fazem a diferença.

Examinando as Emoções que as Cores Causam

Vermelho

Como uma das cores mais raras e poderosas da natureza, o vermelho é particularmente importante para os fotógrafos. Com as associações históricas entre a cor vermelha e as emoções de paixão e emoção, não é nenhuma surpresa que esta seja uma cor muito ativa. Também pode ser muito intenso para certas imagens; um pouco de vermelho ajuda muito.

Para encontrar o vermelho na natureza, procure as folhas no outono, as rochas vermelhas em lugares como o sudoeste americano ou o ocasional pôr do sol intenso. Em outros gêneros de fotografia, como retratos, lembre-se de que qualquer vermelho que sua pessoa usar chamará a atenção, seja roupas ou maquiagem. E com a fotografia da vida selvagem, os temas vermelhos – como os olhos brilhantes de uma perereca ou de um cardeal contra a neve – têm poder de aderência imediato.

Laranja

Comparado com o vermelho, o laranja é um dos mais comuns na natureza. Não é apenas o pôr do sol. A cor marrom é tipicamente apenas um tom mais escuro de laranja e aparece na natureza o tempo todo.

Laranja vem em uma ampla gama de tonalidades, do marrom escuro das árvores ao laranja brilhante de uma abóbora. Ele transmite uma sensação de calor e não é tão forte quanto o vermelho. Mas o laranja também não é uma cor passiva; ele chama bastante a atenção, especialmente quando colocado contra um fundo mais frio. Para mim, sempre parece que contém um pouco de aventura.

Amarelo

O amarelo é a cor mais brilhante e otimista, principalmente quando aparece por si só e não como uma mistura com o laranja ou o verde. No entanto, é esse amarelo misturado que vemos mais comumente no mundo. Mesmo a grama verde brilhante e o pôr do sol laranja vivo quase sempre têm um componente de amarelo.

Por outro lado, se você ficar de olho nele, ainda encontrará amarelo na natureza. Areia, folhas de outono e até mesmo o sol em certas horas do dia são todos amarelos e funcionam bem em fotos em que seu objetivo é uma sensação de positividade e empolgação. Assim como o vermelho e o laranja, o amarelo é uma cor quente e atrai a atenção sempre que aparece. Olhe bem de perto e você encontrará maneiras de incluí-lo em sua fotografia.

Verde

Embora o azul seja a cor mais comum na natureza, graças à água e ao céu, o verde é o que mais associamos à vida. Nossos sistemas visuais reconhecem mais tons de verde do que qualquer outra cor. Portanto, suas fotografias podem incluir tons de verde profundo, verde vivo, verde elétrico, verde escuro, verde brilhante e variações quase infinitas dos mesmos.

No fundo, porém, o verde é uma cor familiar e relaxante. Por representar o mundo dos vivos, ele cria uma sensação de calma para aqueles de nós que gostam de passar o tempo na natureza. Nesse sentido, o verde é a mais quente das cores frias.

Azul

Uma das primeiras pessoas a escrever sobre a relação entre cor e emoção foi Goethe em sua Teoria das Cores de 1810, na qual ele disse que o azul “nos atrai depois dele”. A visão predominante de hoje não é tão diferente. Talvez este seja um caso em que a tradição artística superou a realidade, mas talvez haja algo nisso. Afinal, o azul está diretamente associado à distância no mundo real. A névoa no horizonte, assim como o próprio céu azul, sinalizam destinos distantes, até mesmo inalcançáveis.

O azul, ainda por cima, não é uma cor muito ocupada. É mais calmo e menos chamativo. Um fato bem conhecido da fotografia do Instagram é que as imagens em azul obtêm mais curtidas, em média, do que aquelas com cores mais quentes. Isso ocorre porque as cores ocupadas de vermelho e laranja não se traduzem tão bem em uma tela menor, enquanto o azul não é tão perturbador.

O azul escuro e o azul claro transmitem emoções um tanto diferentes. O azul escuro pode ser forte e agourento, como em uma nuvem escura. O azul claro é mais suave e otimista. Mas ambos são pacíficos; mesmo uma tempestade azul geralmente tem um elemento de calma.

Como a cor mais comum na natureza, tanto no céu quanto na água, há boas chances de você encontrar as emoções do azul em muitas das fotos que captura. Seja como a única cor em uma imagem calma e profunda ou o fundo para o poder de chamar a atenção de uma cor quente, o azul pode complementar com sucesso quase todas as mensagens emocionais em uma foto.

Violeta

Violeta é talvez a cor mais rara de se ver em sua forma pura na natureza, geralmente encontrada apenas em pores do sol ou flores muito específicos. Embora historicamente associada à realeza e às riquezas, a cor violeta na fotografia assume muitas das mesmas conotações do azul; na verdade, ele aparece mais comumente no mundo como uma mistura com o azul, formando uma cor violeta-azulada no céu ou no mar.

A cor violeta transmite uma sensação de tranquilidade – uma calma que é agradável e muitas vezes inesperada. Se você tiver a chance de fotografar uma exibição dessa cor rara, como flores de tremoço em flor, aproveite ao máximo; o violeta é incomum o suficiente para destacar suas fotos.

Harmonias e relações de cores

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Tão importante quanto as cores individuais são as maneiras como elas interagem. Isso varia de simples contrastes de cores a harmonias complexas; o mundo real tem uma variedade quase infinita de cores. Alguns desses relacionamentos funcionam melhor do que outros, embora seja necessário um pouco de prática – e geralmente um pouco de pós-processamento – para obter exatamente o resultado desejado.

Cores quentes e frias

Conforme mencionado algumas vezes até agora neste artigo, a diferença entre cores quentes e frias é importante. Quando os dois tipos aparecem claramente na mesma foto, eles formam um forte contraste de cores que pode ser um ponto focal de interesse.

Na teoria da cor clássica, todo complemento de cor fria (oposto) é uma cor quente e vice-versa. Vermelho e verde são complementos; assim como o laranja e o azul, assim como o amarelo e o violeta.

Uma parte importante das cores complementares é que elas têm contraste inerente quando colocadas uma ao lado da outra em uma foto, semelhante a uma composição que justapõe preto e branco. Dê uma olhada na foto abaixo, por exemplo:

Existem apenas duas cores dominantes na imagem acima, azul e amarelo-laranja, e elas se cruzam em algumas áreas diferentes. Um dos mais importantes é o céu, onde a nuvem quente repousa sobre um fundo frio. Na versão em preto e branco desta foto, há muito pouca separação entre os dois e, portanto, não há tanta atenção atraída para o topo da foto. Mas na cor, o forte contraste chama a atenção para o céu, tornando-o um elemento de composição muito importante.

Cores complementares e outras relações

Vários outros relacionamentos de cores são considerados atraentes, como uma combinação das três cores primárias (vermelho, amarelo e azul). O mesmo se aplica às cores entre as listadas acima, como amarelo-laranja ou azul-esverdeado, que também têm seus próprios conjuntos de complementos.

Embora eu não descarte a ideia de que essas harmonias de cores mais complexas costumam ser belas e emotivas, a realidade é que essa discussão pode ficar bastante confusa quando se discute três ou mais cores. Muito simplesmente, as cores do mundo real não são como a pintura. Na maioria dos casos, você não pode escolher um azul esverdeado perfeito para harmonizar com partes iguais de vermelho e laranja; a realidade é mais confusa do que isso.

Se você quiser se aprofundar em discussões mais profundas sobre harmonias e relações de cores, não há mal nenhum em fazê-lo e, potencialmente, algumas informações interessantes para aprender. Mas minha principal recomendação é apenas olhar para a cena à sua frente e tentar imaginar se a cor “parece certa” aos seus olhos. Isso está longe de ser preciso, mas há mais valor em ter uma intuição na fotografia do que tentar corresponder a um ideal que você pode não encontrar no mundo real.

A única exceção está no estágio de pós-processamento, quando você tem um pouco mais de flexibilidade para mudar o matiz e a saturação das cores em sua imagem. Nesse caso, vale a pena gastar tempo para editar a foto de uma forma que se harmonize bem, seja por uma definição de roda de cores ou, mais provavelmente, apenas algo que pareça bom aos seus olhos.

Conclusão

A cor é um dos tópicos mais profundos da fotografia, mas carrega emoções com tanta força que vale a pena tentar pensar sobre suas características conscientemente, sempre que possível.

Muitas vezes me pego trabalhando para tornar uma foto o mais simples e unificada possível, com apenas uma única cor que domina a moldura.

Ou, se as condições forem adequadas, procurar uma divisão quente-fria pode resultar em fotos que chamam muita atenção, assim como fotografar com alto contraste.

No entanto, a parte mais importante sobre a cor no final do dia é simplesmente o que parece bom aos seus olhos.

Seja no campo ou na pós-produção, as cores que você escolhe têm um grande impacto no seu estilo pessoal; alguns fotógrafos famosos têm uma “aparência” em suas imagens que se deve em grande parte à paleta de cores. Então, depois de entender os fundamentos da cor, é melhor pegar essas informações e torná-las suas.

Sobre Jornada da Foto

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Meu nome é Felipe Kalil e sou criador do Jornada da Foto! Sou apaixonado por fotografia e viagens desde pequeno.
 
Comprei minha primeira DSLR mais de 10 anos atrás e nunca mais parei, tendo visitado mais de 30 países, sempre fotografando o que eles tem de melhor.
 
Estou aqui para compartilhar com você todo o conhecimento que adquiri ao longo de todos esses anos, bora lá!

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