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Como usar cor na fotografia

Esteja você procurando melhorar os trabalhos exibidos em seu site de fotografia ou tentando iniciar sua carreira na área, aprender como usar cores com eficácia é uma necessidade absoluta para qualquer fotógrafo.

Junto com a luz, a cor é um dos elementos mais importantes da fotografia. Afeta tudo, desde a composição e apelo visual à atenção e emoções do espectador. Para ajudar a garantir que você esteja aproveitando ao máximo cada cena, elaboramos um guia simples para entender as cores na fotografia e aprender como usá-las de maneira eficaz.

Ordem de cores

cor na fotografia 01 1 - Como usar cor na fotografia

Vamos começar com o básico: aula de arte no jardim de infância. Lembra como foi divertido misturar cores de tintas para fazer novas? Acontece que é exatamente assim que as cores funcionam na fotografia. A única diferença entre a teoria da cor na fotografia e a pintura a dedo no jardim de infância é que a luz funciona com uma roda de cores RGB, enquanto a pintura usa uma CMY.

Todas as cores que vemos são divididas em três ordens diferentes: primária, secundária e terciária. Embora essas categorias não sejam bem definidas, elas podem servir como diretrizes gerais sobre como usar cores em suas fotos. Quanto mais pura for uma cor – ou seja, quanto mais próxima estiver de uma cor primária – mais atenção ela chamará para si mesma na imagem. Esse conhecimento, combinado com outros fatores discutidos neste artigo, permitirá que você crie composições que parecem equilibradas e visualmente atraentes.

Primário

Você deve se lembrar da aula de biologia básica que os humanos têm três tipos de cones receptores de cores em seus olhos, cada um deles sensível a diferentes comprimentos de onda correspondentes às cores azul, verde e vermelho. Essas três cores são conhecidas como cores RGB primárias e todas as outras cores no espectro vêm da combinação de pelo menos duas delas.

Secundário

As cores secundárias são aquelas que requerem a estimulação visual de dois cones receptores diferentes. Por exemplo, ver a cor amarela requer uma quantidade equilibrada de luz vermelha e verde.

Terciário

Também conhecidas como cores intermediárias, as cores terciárias são aquelas resultantes da mistura de uma cor primária totalmente saturada com outra cor primária semissaturada e nenhuma da terceira cor primária. Você também pode obtê-los combinando uma cor primária com uma cor secundária.

Tipos de esquemas de cores

cor na fotografia 02 2 - Como usar cor na fotografia

Para usar a cor na fotografia de forma eficaz, é preciso aprender como criar combinações de cores equilibradas. Essas combinações são comumente conhecidas como esquemas de cores. Há uma série de diretrizes que o ajudarão a utilizar os esquemas de cores a seu favor, para que suas imagens tenham uma aparência coesa.

Os três tipos mais comuns de esquemas de cores são complementares, análogos e monocromáticos. Aqui está o que cada um deles inclui:

Cores complementares

As cores complementares são aquelas encontradas nos lados opostos polares da roda de cores. Existem três razões principais pelas quais os esquemas de cores complementares são tão populares na fotografia. Um, a justaposição dos dois tons resulta em um contraste ousado e vívido. Dois, cores complementares que se equilibram inerentemente. E três, eles simplesmente ficam bem juntos.

Lembra-se da tendência fotográfica de “olhar laranja e azul-petróleo” que tomou conta da indústria alguns anos atrás? As duas cores são opostas uma da outra na roda de cores, tornando-as complementares – o que talvez possa explicar o sucesso da tendência.

Cores análogas

Esquemas de cores análogos são aqueles que usam matizes adjacentes na roda de cores. Eles geralmente são baseados em uma cor primária que serve como a conexão entre todos eles, mas em alguns casos o matiz dominante pode ser uma cor secundária. A falta de contraste forte entre as cores resulta em imagens balanceadas e calmantes.

Esquemas de cores análogos são freqüentemente encontrados na natureza, o que os torna especialmente populares nos campos da fotografia de natureza e paisagem. Pense nos ricos tons de laranja e vermelho de uma floresta no outono, ou nos tons de azul e verde do oceano.

Cores monocromáticas

Quando ouvimos a palavra “monocromático”, a primeira coisa que vem à mente é provavelmente fotografia em preto e branco. No entanto, os esquemas de cores monocromáticas referem-se a qualquer composição que use apenas um único matiz, com variações de seus tons e matizes. Esse tipo de imagem pode ser realmente impactante, já que o assunto tende a dominar a foto enquanto ainda se sente em sincronia com o ambiente.

Nos últimos anos, os esquemas de cores monocromáticas se tornaram um dos mais usados em contas de fotografia no Instagram, à medida que os criadores pretendem dar aos seus feeds uma aparência e um toque unificados.

Variáveis de cor

cor na fotografia 06 - Como usar cor na fotografia

Cada cor possui uma ampla gama de tons e sombras, que transformam uma roda de cores básica na paleta completa de 10 milhões de cores que os humanos podem ver. Cada uma das cores exclusivas nesta ampla paleta tem um nome, tom e tonalidade específicos, que são determinados pelas variáveis de cor de matiz, saturação e luminância, respectivamente. Essas variáveis são comumente chamadas de HSL.

Matiz

Matiz se refere à posição radial de uma cor no disco de cores RGB. Ele determina o nome dado à cor, como vermelho, amarelo, azul ou roxo, e é exibido em graus que variam de 0 a 360.

Saturação

Saturação refere-se à pureza ou intensidade de uma cor em uma escala de 0 a 100. Quanto mais baixo o nível de saturação, mais próxima a cor está da escala de cinza.

Luminância

Também conhecido como brilho ou valor, a luminância determina o quão clara ou escura é uma cor. Ele varia de 0 a 100, sendo 0 preto.

Avanço e retrocesso de cores

cor na fotografia 07 - Como usar cor na fotografia

A roda de cores é dividida entre cores quentes e frias. As cores quentes variam do vermelho ao amarelo, enquanto os tons de roxo ao verde são conhecidos como cores frias. Esta não é uma divisão clara, pois certos tons de verde e roxo podem às vezes ser considerados parte da temperatura oposta.

Cores quentes tendem a se destacar, chamando nossa atenção de imediato. É por isso que, por exemplo, os sinais de perigo e de parada costumam ser amarelos ou vermelhos. Por causa disso, as cores quentes na fotografia também são conhecidas como cores avançadas. Por outro lado, as cores frias tendem a desaparecer no fundo e são chamadas de cores que recuam.

Sabendo disso, você pode usar cores para dar profundidade visual às suas imagens, combinando cores que avançam e recuam. Por exemplo, a foto de um peixe amarelo com fundo de água azul dá uma sensação de profundidade muito mais forte do que a mesma foto de um peixe roxo.

Veja Também: Storytelling na fotografia: Você tem ou não?

Psicologia da cor

cor na fotografia 11 - Como usar cor na fotografia

Não há como negar que as cores têm uma forte influência sobre nossas emoções. Por isso, é importante manter a psicologia das cores em mente ao tirar uma foto, já que os matizes presentes na imagem podem mudar completamente o clima da cena. Por exemplo, uma foto de um prédio abandonado durante a hora de ouro da fotografia será muito mais convidativa do que a mesma cena tirada durante um dia nublado e cinza.

As principais emoções evocadas pela cor incluem:

Vermelho: paixão, raiva, força

Laranja: alegria, vitalidade, diversão

Amarelo: felicidade, calor, alegria

Verde: natureza, saúde, calma

Azul: Equilíbrio, tristeza, frieza

Roxo: Sabedoria, lealdade, espiritualidade

Rosa: brincadeira, compaixão, doçura

Compondo com cores

cor na fotografia 03 1 - Como usar cor na fotografia

Ao falar sobre as regras de composição de fotografia, é um erro comum focar simplesmente em formas, números e posicionamento do assunto. No entanto, a cor desempenha um papel tão importante em suas composições quanto qualquer outro elemento na cena.

A cor na fotografia é tão poderosa quanto os objetos físicos, uma vez que percebemos diferentes matizes, assim como fazemos com os assuntos. Assim, as cores podem ser usadas como linhas principais, enquadramento natural, espaço negativo, padrões e como um meio para criar profundidade.

Luz, clima e cor

cor na fotografia 04 - Como usar cor na fotografia

A hora do dia e o clima têm um impacto direto na cor da cena que você está filmando. Além de mudar a intensidade ao longo do dia, a luz também adquire tonalidades diferentes conforme o sol viaja de um lado a outro do horizonte.

À medida que o sol se aproxima do ponto do nascer do sol, a luz azul começa a iluminar o dia. Pouco depois, o tom quente da hora dourada assume o controle quando os primeiros raios de sol atingem o solo. A cada hora que passa, a cor da luz varia de acordo com o clima.

Uma vez que a cor na fotografia pode transmitir uma ampla gama de emoções, é importante manter as condições de luz em mente para capturar a mensagem certa. Felizmente, existem vários aplicativos de fotografia que você pode usar para controlar as mudanças de luz ao longo do dia.

Cores em imagens abstratas

cor na fotografia 10 - Como usar cor na fotografia

Na fotografia abstrata, a cor desempenha um papel particularmente importante. Conforme os assuntos e cenas se tornam irreconhecíveis, os diferentes matizes da imagem se tornam os assuntos da foto. A captura de fotografias abstratas pode ensinar como diferentes cores funcionam juntas para criar composições equilibradas, bem como as maneiras pelas quais diferentes matizes servem como elementos de composição.

Cor de pós-processamento

Uma das etapas mais importantes no pós-processamento é a correção de cores. As ferramentas presentes nos programas de software de edição de fotos gratuitos são quase infinitas, permitindo que você ajuste qualquer pequeno detalhe necessário para dar vida às verdadeiras cores das suas imagens. Mas apesar de sua acessibilidade, ou talvez por causa dela, muitos fotógrafos lutam para corrigir a cor das unhas.

Uma das coisas mais importantes sobre o pós-processamento de cores na fotografia é saber quando parar. Você deve tentar trazer os matizes o mais próximo possível da realidade, em vez de torná-los mais brilhantes e saturados para que se destaquem. Outra coisa extremamente importante a se ter em mente é que seu estilo de fotografia não deve ser baseado na alteração de cores além do reconhecimento. Se você se sentir tentado a fazer isso, pense sobre o que a tendência laranja e azul-petróleo fez com a fotografia de paisagem e retrato.

Acima de tudo, lembre-se de que a correção de cor ruim pode parecer tão desanimadora quanto a terceira mão de Oprah naquela capa da Vanity Fair.

Sobre Jornada da Foto

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Meu nome é Felipe Kalil e sou criador do Jornada da Foto! Sou apaixonado por fotografia e viagens desde pequeno.
 
Comprei minha primeira DSLR mais de 10 anos atrás e nunca mais parei, tendo visitado mais de 30 países, sempre fotografando o que eles tem de melhor.
 
Estou aqui para compartilhar com você todo o conhecimento que adquiri ao longo de todos esses anos, bora lá!

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