A recente explosão de câmeras digitais compactas e telefones celulares que incorporam câmeras de alto megapixel fez com que a fotografia se tornasse ao alcance de todos. Milhões de fotografias são feitas a cada dia, mas eu me pergunto quanto tempo é dado ao conteúdo de cada imagem produzida?
A maioria dos proprietários de câmeras simplesmente grava uma cena para a qual não deram mais do que um olhar superficial. Apesar da capacidade dos usuários de câmeras digitais de reproduzir, revisar e melhorar as tentativas anteriores, suspeito que aqueles que dizem como é muito mais fácil tirar uma boa foto com uma câmera digital estão, no geral, se referindo a quantidade, não qualidade.
Minha própria filosofia é que filme e fotografia digital devem ser tratados exatamente da mesma maneira quando se trata de usar nossa visão para criar uma imagem. Mas por onde começamos nossa busca para criar uma obra-prima em vez de um simples registro rápido? Como aprendemos a ver em vez de apenas olhar?
Como ver uma fotografia
Frequentemente, o processo é apressado demais. Pouco ou nenhum tempo é dado para realmente estudar a cena à nossa frente. Uma abordagem do tipo ‘isso vai servir’ é adotada e uma mudança rápida para outro ponto de vista torna-se a norma. Em vez disso, o tempo gasto na observação de todos os diferentes elementos que compõem uma cena lançará as bases para uma melhor criação de imagens. Aprender a apreciar o que estamos vendo é vital.
Simplifique
O desejo de empacotar o máximo possível no quadro é uma prática comum e uma abordagem menos é mais geralmente prova ser o melhor caminho. Em muitas ocasiões, em locais turísticos, um viajante que me deu um conselho bem-intencionado: “Você pode obter uma fotografia fantástica do topo de uma colina. Você não pode deixar de tirar uma foto lá! ‘. Não quero parecer rude, pois sempre sou grato por eles se darem ao trabalho de ser amigáveis e prestativos, mas interiormente refletem para mim mesma que, a) provavelmente não é e, b) Eu posso!
Como ver uma fotografia
‘Ver’ imagens é algo que podemos treinar para melhorar e não apenas uma habilidade com a qual alguns poucos talentosos nasceram. Lembro-me do momento em que a arte de ver se tornou muito mais clara através dos meus próprios olhos.
Analisei meticulosamente e sistematicamente o trabalho de alguns fotógrafos cujo trabalho me inspirou. A repentina percepção de que era a simplicidade de suas imagens que os diferenciava das de artistas menos bem-sucedidos, abriu um novo mundo.
Esta simplicidade não foi fruto do acaso, mas quando chegaram eles pensaram muito em como iriam fotografar o tema escolhido.
Eles consideraram a intensidade e o ângulo da luz e questionaram se era a luz mais adequada. O efeito de sombras e reflexos teria sido avaliado. A época do ano e implicações sazonais, manchas na paisagem, ângulos, espaços negativos, relações ou tensão entre todas as áreas capturadas dentro do quadro.
Estudar a paleta de cores disponível e a possível inclusão de cores complementares ou conflitantes, assuntos em movimento ou estáticos, intrusões feitas pelo homem e imperfeições da natureza, etc. ajudou cada fotógrafo a observar de uma maneira muito mais detalhada do que eu jamais imaginei ser possível.
Os itens acima são apenas alguns exemplos do que pode ser considerado antes de pressionar o obturador. Com a experiência, esses e muitos outros critérios vão desempenhar um papel importante e cada vez mais subconsciente no processo de criação de imagens.
Claro que cometo erros, quem não comete? Aprender com esses erros é fundamental e agora me sinto muito mais confiante com minha escolha de objetos para fotografar e entendendo o que vai funcionar e o que não vai. Isso me levou a ser muito mais seletivo sobre quando tiro uma foto. Espero ter aprendido a ver.
Dedicar um tempo para melhorar nossa compreensão e apreciação do que estamos vendo será extremamente recompensador. Quase tudo e quase tudo pode ser visto como algo belo, mesmo nos lugares mais improváveis.
Já mencionei o uso da luz. Combinar o assunto com a luz apropriada é um dos elementos mais importantes, desafiadores e, em última análise, agradáveis da fotografia. É algo pelo qual devemos sempre nos esforçar. Quando acertamos, nem sempre é óbvio; quando não o fazemos, fica mais feio que indigestão de torresmo.
Na próxima vez que você ouvir alguém dizer ‘Bom dia para a fotografia!’ pergunte a si mesmo – é isso? A semente será lançada